Na escola, aprendemos do primário ao colégio que a princesa Isabel, aproveitando-se da ausência de D. Pedro II, num ato de bondade, assinou a Lei Áurea. Na verdade, a abolição da escravatura é fruto de um conjunto de contradições vividas na época pela população brasileira e mesmo assinada pela princesa, não deixou de ter suas salvaguardas a Imigração Européia, a direção dos setores liberais. Ela surge como fruto das lutas do Negro, contra a escravidão,



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

13 DE MAIO, AVERDADEIRA HISTÓRIA

< “Foi no século passado, na sua primeira metade, que ocorreram as principais lutas do Negro contra o sistema escravista, mas foi neste período que as concepções libertárias e de progresso começam a tomar conta dos setores médios da população”. E tais setores integram a partir da metade do século, as lutas abolicionistas, movimento político brasileiro, antiescravista, iniciado por volta de 1809, que culminou com a assinatura da Lei Áurea. Conquistada na verdade por este movimento popular, à margem dos partidos políticos, animado, impulsionado e custeado por sociedades, por organizações secretas e pela imprensa em todo o país. Jornalistas, funcionários, advogados, estudantes e até oficiais do Exército formavam a vanguarda abolicionista Após a Independência do Brasil, o setor econômico caminham em busca da República, da industrialização, unindo-se aos Negros pelo fim da escravidão. É, a partir daí, que nosso País começa a viver o processo de distensão, lenta, gradual e segura.
Na escola, aprendemos do primário ao colégio que a princesa Isabel, aproveitando-se da ausência de D. Pedro II, num ato de bondade, assinou a Lei Áurea. Na verdade, a abolição da escravatura é fruto de um conjunto de contradições vividas na época pela população brasileira e mesmo assinada pela princesa, não deixou de ter suas salvaguardas a Imigração Européia, a direção dos setores liberais. Ela surge como fruto das lutas do Negro, contra a escravidão, dos setores liberais contra a monarquia, o Ascenso do capitalismo inglês em busca de novos mercados de consumo para seus produtos industrializados, incompatíveis como o modo de produção escravista. A abolição resultou, então de um forte movimento de opinião. Portanto, conquistada pelo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário