Na escola, aprendemos do primário ao colégio que a princesa Isabel, aproveitando-se da ausência de D. Pedro II, num ato de bondade, assinou a Lei Áurea. Na verdade, a abolição da escravatura é fruto de um conjunto de contradições vividas na época pela população brasileira e mesmo assinada pela princesa, não deixou de ter suas salvaguardas a Imigração Européia, a direção dos setores liberais. Ela surge como fruto das lutas do Negro, contra a escravidão,



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Afro-brasileiro

Termo que refere-se a junção das culturas africana e brasileira, sendo elaborada em território brasileiro, apartir das interações entre africanos e afro-descendentes e tantos outros povos indígenas, europeus e asiáticos. Não sendo uma cultura que pertence ou diz respeito apenas as pessoas identificadas como afro-descendentes, mas a todos os brasileiros, pois todas as pessoas do nosso país possui uma descendência africana,já que os africanos foram tragos para o Brasil como escravos e participaram em grande parte da construção cultural e econômica. Por isso, sua valorização e preservação é assunto que interessa a todos nós, sendo de grande importância conhecer, experimentar, vivenciar, pesquisar os diversos aspectos da cultura que chamamos de cultura afro-brasileira.
A África esta dentro de cada um de nós, precisamos estudar e conhecer melhor esta cultura para darmos condições aos afro-desecndentes de entender e lutar pela igualdade de direitos que lhe esta sendo roubada simplesmente pela tonalidade de sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário